O poder de ser uma mulher independente financeiramente

Eu já começo aqui repetindo uma frase da atriz Priyanka Chopra: "Uma mulher deve ser independente financeiramente. Não importa quem é seu pai, quem é o seu marido, quem é o seu irmão..não importa quem são as pessoas do seu circulo familiar, seja independente financeiramente".


E essa frase tem um enorme peso, além de explicar muita coisa, quando nos deparamos com mulheres incríveis e que admiramos. Aquela mulher de negócios, de sucesso, a executiva bem vestida, a mulher vestida de terninho e salto alto, a mulher que dirige, a mulher que tem aquela bolsa dos sonhos, a que muda o cabelo o tempo todo. A mulher que tem qualquer uma dessas imagens, a gente sabe, automaticamente, que se trata de uma mulher independente financeiramente.


A independência financeira tem o melhor de todos atributos, e olha que são muitos, mas o melhor de todos, que eu considero, é o poder de escolha. Quando você trabalha, tem o seu próprio dinheiro, você tem o poder nas suas mãos, o poder de escolher. Falar de dinheiro é algo que as pessoas evitam porque acham que é feio, que foge da famosa palavra "humanizar", e que é algo particular, onde cada um cuida do seu e ponto. E com essas crenças limitantes, esquece, inclusive, de valorizar essa maravilha que é ter o seu próprio dinheiro. Esquece que ela tem o maior de todos os poderes, de escolha.


O dinheiro te permite exatamente isso, escolher o que você vai fazer da sua vida. Te permite mudar de rota quando você sabe que mudar é preciso. Te permite não aceitar o que não te faz feliz. Te permite ser sincero e dizer não quando você quer dizer não. Quantas vezes você já disse sim querendo dizer não em nome do seu "emprego"? Isso não é liberdade financeira, isso é trocar a sua dignidade por um preço. E quando isso estiver acontecendo na sua vida, é hora de começar a pensar na sua liberdade financeira. Essa sim tem o poder de mudar a sua vida.


E gente, está tudo bem chegar esse momento, e sabe por que? Porque todas nós, um dia, iremos passar por isso. Umas já passaram, que é o meu caso, outras vão me escutar e dizer: "imagina, sou feliz onde estou, amo a empresa que trabalho, nem imagino isso", e está tudo certo. Mas sinto em te dizer, você que nunca passou e acha que jamais vai passar por isso, você vai ainda passar por isso. Somos um ser em constante mudança, ainda bem! Mudamos de gostos, de opiniões, de preferências, de prioridades, o tempo todo. Isso é maturidade! E um dia, você vai querer dizer não quando o não é a sua verdadeira resposta.


E quando esse momento chegar, você vai precisar mudar a sua rota. Reconectar o seu planejamento, ressignificar tudo que já viveu e traçar novos voos em busca de novos sonhos. E tenha certeza disso, é a melhor coisa quando diagnosticamos que mudar é preciso. Melhor coisa (você vai pensar...)? É a melhor coisa, porque é o sinal que estamos amadurecendo, enxergando o verdadeiro sentido que faz nosso coração bater mais forte. Toda a mudança dói, eu sei! Algumas dói pouco, outras muito, mas dói. Mas essa dor faz a gente ter a certeza do que realmente queremos. Essa dor é a certeza que nosso tempo aqui é passageiro e que queremos viver cada segundo dele do jeito que faça todo sentido. Do jeito que faça a gente sorrir na frente do espelho de orgulho da gente mesma, por ter tido a coragem de mudar.


Lembre-se sempre disso: toda a vez que você falar sim querendo dizer não, é um pedaço seu que morre. E a cada dia que passa, isso aumenta e faz você se transformar naquela pessoa amarga, triste e sem nenhum poder. Quem tem liberdade financeira, tem o poder nas suas mãos. Esse poder de decidir, de fazer acontecer, de arriscar, de apostar em você, só você pode fazer isso por você. E é essa liberdade de ter dinheiro, o seu dinheiro, que te permite arriscar, apostar e decidir. Mesmo que erre, não tem problema, o dinheiro é seu e você tem esse poder!


Sabe aquela famosa frase: "se eu tivesse dinheiro eu..."? E muitas vezes nós temos ele e não usamos a nosso favor. Muitas e muitas vezes! Quantas vezes tivemos a oportunidade de fazer algo por nós mesmas e optamos por não fazer em nome de terceiros, de pessoas, de alguém? Quem nunca? Mas quando você tomar essa consciência que você pode ser uma mulher livre, quando você entende que ter liberdade financeira é ter poder de escolha, essa chave vira e a sua vida se transforma.


E não estou aqui falando de quem é ou deve ser empreendedora, estou me referindo ao seu trabalho que te dá a liberdade de ter o seu próprio dinheiro. E não importa se você trabalha em empresa privada, pública, ou é empreendedora. Estou falando de liberdade financeira. A liberdade que você se empodera quando se apropria desse poder. Conheço grandes empresárias, que ganham fortunas, e não tem liberdade financeira, sabia?! Ganhar milhões e viver presa em padrões e condicionamentos familiares, que a sociedade nos cobra, as redes sociais nos impõe e a cobrança de terceiros nos tortura, não é liberdade financeira. E essa é a pior forma de ter o seu próprio dinheiro. Ter para ser e não ter para aparecer.


Jamais de a sua vida para tentar ser alguém que você admira ou para agradar alguém. Dê a vida para ser você. Por isso que falo tanto da autoestima, porque ter uma autoestima elevada é a chave do sucesso, uma das. E a autoestima é o reflexo do que somos e o quanto acreditamos que merecemos. Eu costumo fazer uma analogia da autoestima com um copo de água, que você tem uma oportunidade, todos os dias, de manhã cedo, servir a água no copo e só ter esse único copo o dia todo. E a quantidade de água é você que vai decidir através do tamanho da sua sede.


Se a sua sede é um pouco, médio ou muito, é uma escolha sua. As vezes pode ser pouco e no meio do dia, sentir mais sede e não ter mais água, isso vai te frustrar, te deixar triste, sem paciência, sem forças, porque a sua água acabou. Mas você teve a opção de escolher um copo cheio. A autoestima é a mesma coisa. É o resultado das suas escolhas. É você que escolhe como vai sair de casa todos os dias, para onde você quer ir hoje, amanhã, ou daqui a 10 anos. Você escolhe! A roupa que você veste, a casa que você vive, o emprego que você tem, o carro que você dirige, são escolhas suas. Você acha que merece mais? Então ressignifique tudo isso, coloque nas suas metas e não desista no meio do caminho. Você é o reflexo das suas escolhas e só você tem o poder de mudar isso!


Hoje você pode até ter um emprego que te pague muito bem e não ter liberdade financeiro, mas só depende de você mudar a rota e se tornar uma mulher livre financeiramente. Liberdade financeira é poder! Portanto, busque o poder na sua vida, sempre!


Link do episódio em Podcast Papo de Executiva:

https://open.spotify.com/episode/7lB6hji6XKctYE51i2LuuD?si=d9be9df38d7b4fe3





#mundoexecutiva #papodeexecutiva #poderdeescolha #liberdadefinanceira #mulheresempresarias #mulheresempreendedoras


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo